Estação 2- Relevância social e importância da Museologia
15716
page-template-default,page,page-id-15716,bridge-core-3.0.1,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.5.3,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-museoque,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-6.8.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-5,elementor-page elementor-page-15716
 

Estação 2- Relevância social e importância da Museologia

 

 

Convidamos você a pensar de que maneira a Museologia tem importância para os diversos setores da sociedade.

Campo do conhecimento com diferentes definições, em sua perspectiva social, a Museologia está voltada à defesa dos direitos humanos, aos estudos dos patrimônios, museus, além de buscar compreender as relações entre as sociedades e suas memórias, valorizando a preservação e a defesa das diversidades.

Nesta estação, apresentamos frases de pesquisadoras/os e professoras/os da área da Museologia que discorrem sobre a relevância da área socialmente. 

Nesta estação, também apresentamos a relevância da Museologia no âmbito do patrimônio.

Você sabia que os bens materiais não são os únicos considerados patrimônio?

Os saberes e manifestações culturais são registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial.
Na presente estação, são apresentadas algumas imagens de saberes e expressões registrados pelo Iphan.

Esta estação te convida a refletir sobre o quão significativas são as manifestações e expressões que representam a memória e a cultura de um povo e que nos levam a refletir sobre a relevância social e a importância da Museologia.

REFLEXÕES

  • A sociedade que conhece e preserva o seu passado, reconhece o caminho que deverá seguir para um futuro mais humano e justo.
Skip to content