Estação 6 – As primeiras e os primeiros do curso de Museologia
15798
page-template-default,page,page-id-15798,bridge-core-3.0.1,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.5.3,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-museoque,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-6.8.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-5,elementor-page elementor-page-15798
 

Estação 6 – As primeiras e os primeiros do curso de Museologia

 

 

Como mencionado anteriormente, o curso de Museologia da UnB foi criado em 2008 e inaugurado no ano de 2009, dentro do contexto do Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), que era um projeto de reestruturação das Universidades desenvolvido pelo governo federal. Tal implementação só foi possível devido às ações de docentes  da Faculdade de Ciência da Informação e dos departamentos de Antropologia, História e Instituto de Artes. 

Vale lembrar que, no passado, tentativas de abertura do curso já haviam sido realizadas, porém, nenhuma delas com sucesso. A primeira tentativa foi realizada em 1964, pela então professora Lygia Martins Costa a pedido de Darcy Ribeiro. A segunda tentativa foi proposta em 1988, pelo Departamento de Ciência da Informação, em que o projeto foi apresentado ao MEC e imediatamente aprovado. Entretanto, em consequência dos altos índices de inflação do período, não houve verba suficiente para realização do projeto. Já na década de 1990, foi realizada outra tentativa de abertura do curso desenvolvido pela museóloga Lais Scuotto. 

É interessante observar que, até 2004, o Brasil contava com apenas dois cursos de graduação de Museologia: na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Após essa data, foram criados doze cursos nas cinco regiões do país, incluindo o da Universidade de Brasília, em 2008. Visando atender a uma demanda crescente em instituições por profissionais museólogos(as), o curso de Museologia da UnB pretendia uma formação de profissionais de Museologia que defendiam um olhar cada vez mais humano, enquanto profissionais da cultura do nosso Brasil, e que tivessem responsabilidade social, voltados ao debate, à defesa da diversidade cultural e da democracia.

Nesta estação, assista à entrevistas de algumas/os pioneiras/os do curso de Museologia concedidas especialmente para a exposição. 

Também foram entrevistados pesquisadoras/os e professoras/os da área da Museologia de outros lugares. Aproveite para conhecer mais sobre o campo a partir das entrevistas!

Skip to content