Estação 7 – Mas afinal… quais são os impactos do curso de Museologia da UnB no DF?
Você sabe quais ações no DF o curso de Museologia tem realizado desde sua criação?
Desde sua criação, professores e estudantes do curso têm se mobilizado para fazer ações externas à UnB. Já ocorreram exposições que extrapolaram o espaço da UnB e variados projetos de extensão. O Ponto de Memória da Estrutural, criado pela e para a comunidade, é resultado de uma parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o Ministério da Justiça e com a OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos). Moradores da Estrutural formaram um comitê gestor, dentre eles Movimento de Cultura e Educação da Estrutural (MECE), e iniciaram atividades com o Ibram. O Ponto de Memória foi inaugurado em 2011. O curso de Museologia da UnB teve participação no Ponto de Memória com o projeto de extensão “Conservação e Acervo do Ponto de Memória da Estrutural”. Também existem programas de extensão como o Museologia Virtual, que tem como objetivo criar espaços e conteúdos de reflexão a partir da relação entre a Museologia e o virtual.
Recentemente, algumas alunas se mobilizaram e formaram a Empresa Júnior do curso de Museologia, a Museotec. A Empresa vem realizando diferentes projetos que movimentam o ambiente cultural do Distrito Federal, como montagem de exposições em diferentes museus do DF. A parte interessante é: quem faz com que esses projetos saiam do papel são os próprios alunos do curso, sendo um espaço para prática dos conhecimentos adquiridos e para possuir experiência no mercado de trabalho.
Já pensou na possibilidade de colocar a teoria em prática em uma Empresa Júnior do próprio curso?
Nesta estação, conheça mais sobre o Ponto de Memória da Estrutural conferindo um vídeo realizado pelo próprio Ponto de Memória!
Confira a estação 7A, sobre as exposições curriculares do curso de Museologia! Clique AQUI.